Criar um ambiente acolhedor e facilitador do movimento livre para que a criança, confiando em suas habilidades motoras, possa descobrir suas potencialidades, para que aprendam a viver no coletivo sem perder sua individualidade e circulem em diferentes grupos com segurança e confiança.
Partindo do princípio de que uma das funções primordiais da escola é a inserção do aluno na sociedade, o Recando Infantil Degrau em Grau, baseia-se em alguns pressupostos que vão ao encontro dos valores desta Instituição Escolar. Para nós, educadores do Recanto Infantil Degrau em Grau, o aluno é visto como o ator principal de seu processo de construção do conhecimento, mediado pelo educador.
Partimos do princípio de que a criança é curiosa e revela o desejo de conhecer e entender os fatos e acontecimentos que ocorrem ao seu redor, desde fenômenos naturais até questões de âmbito social. Por estar inserida em um meio repleto de informações, ela já vem à Escola com conhecimentos prévios acerca de vários assuntos e fenômenos, assim como algumas interpretações da realidade.
Nesse sentido, cabe à Escola acolher tais referências e propor à criança novos desafios, para que possa avançar e transformar suas informações no conhecimento sistematizado de diferentes ciências, atribuindo-lhes significados. A Escola é um espaço de manifestação da cultura. À ela cabe, de forma intencional, introduzir os conhecimentos culturalmente acumulados.